terça-feira, 25 de setembro de 2007

REMAR recebe visita de representante da CESE


No dia 20 de setembro de 2007 a REMAR recebeu a visita de Viviane Hermida, representante da Coordenadoria Ecumênica de Serviços (CESE). Na oportunidade os coordenadores da Rede, Conceição Vanderlei e Lorenzo Delaini apresentaram e falaram da atuação e articulação da REMAR.


Assessoria de Comunicação - 3043-6891/ 3222-8910 / remarjp@click21.com.br / Fotos: Joelma Oliveira

domingo, 23 de setembro de 2007

Resultado do II Encontro em rede de Proteção de crianças e adolescentes de Cabedelo/PB




O II Encontro em Rede de Proteção Integral de Crianças e Adolescentes do município de Cabedelo/PB que aconteceu no dia 18 de setembro, promovido pela REMAR, culminou em propostas indicativas para a elaboração de um Plano de ações integradas para crianças, adolescentes e suas famílias pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente.


Algumas propostas:

- Instalação do Centro de Atendimento e Atividades à Criança e Adolescente nas comunidades com população em situação de risco;

- Maior atuação e fiscalização do Ministério Público, Juizado da Infância e de Juventude, Polícia Civil e Militar contra a violência e o abuso sexual;

- Implementação de uma política de formação permanente para todos os profissionais que lidam com a criança e o adolescente;

- Favorecer condições para o pleno funcionamento do CMDCA – Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente e dos conselhos tutelares;

- Garantir de acordo com o decreto Municipal (55 de 29/11/2005) recursos públicos e de campanhas para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente;

- Criação de campanhas e fóruns permanentes de jovens e adolescentes envolvendo a sociedade civil e o poder público, e a produção de materiais informativos (cartilhas, folhetos, etc).



O encontro teve a participação dos representantes governamentais: secretarias de Saúde, Educação e Cultura, Trabalho e Ação Social e Comunicação; Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual, Infantil e Juvenil no Território Brasileiro (PAIR), conselhos tutelares, de assistência social, de direitos, de merenda escolar; representantes da sociedade civil através da Associação Frei Gregório, Instituto Soma Brasil, Grupo Capoeira de Angola dos Palmares e Casa de Mãe Nazinha.



Assessoria de Comunicação - 3043-6891 / 3222-8910 / remarjp@click21.com.br /Fotos: Eduardo Soares

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Encontro de Articulação da REMAR em Cabedelo



A Rede Margaridas Pró-Crianças e Adolescentes de João Pessoa (REMAR) em continuidade dos encontros de articulação nos municípios realizou no dia 18 de setembro de 2007, o “II Encontro em Rede de Proteção Integral de Crianças e Adolescentes no Município de Cabedelo” .

O objetivo do Encontro foi fortalecer a rede de proteção da criança e do adolescente do município de Cabedelo na perspectiva de traçar indicativos para um plano de ação pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente.

No Encontro, o encaminhamento principal foi a elaboração de um documento com propostas a ser discutido com várias entidades do Poder Público e da sociedade civil organizada.


Participaram do encontro as secretarias de Sáude (PSF), Educação, Ação Social e Trabalho, ONGs a exemplo da Associação Frei Gregório, Instituto Soma Brasil, Casa de Mãe Nazinha e Grupo de Capoeira Palmares de Angola e os conselhos de direitos e tutelares.
Assessoria de Comunicação - 3043-6891 / Fotos: Eduardo Soares