terça-feira, 23 de setembro de 2008

Encontro municipal em Santa Rita


No dia 20 de setembro o Encontro Municipal de Protagonistas de Santa Rita aconteceu no CAIC. O encontro foi realizado em parceria com o Fórum Santa-Ritense de Juventude e Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Santa Rita e Grupo na Comissão de Protagonistas da Bájò Ayô. Após ampla reflexão sobre a problemática do trabalho infantil e da violência sexual Infanto-Juvenil como também as metas colocadas pela Convenção Internacional dos Direitos das Crianças e do Estatuto da Criança e do Adolescente, foram sugeridas às(aos) participantes, diferentes atividades para serem realizadas dentro dos grupos e instituições presentes no evento e no envolvimento da população em geral, como: espaços mais constantes nas rádios locais, revisão da lei envolvendo vereadores/as, debate nos pequenos grupos e uma caminhada pública dentre outras propostas.

A caminhada foi escolhida por todas(os) como a mais viável e abrangente. Ficou encaminhado que no dia 24 de outubro, às 08h30, no CAIC, que uma equipe de adolescentes e educadoras(es) do PETI, Projovem, ONG Casa dos Sonhos, ONG Pro Dia Nascer Feliz, Bájò Ayô, CEFEGE e CECIF se reuniria para pensar a caminhada, com o propósito de demonstrar o poder de adolescentes e jovens diante de uma dura realidade que é mantida em silêncio ou socialmente aceita por diversas pessoas adultas.

O encontro contou com a presença de 34 pessoas colocaram sentimentos de esperança de que mudar é possível, de compromisso, de ‘portas abertas’ e de que é preciso envolver mais pessoas inclusive gestores/as e coordenadores/as neste processo de mobilização e articulação de crianças, adolescentes e jovens neste município.

Assessoria de Comunicação - 3043-6891 3222-8910 remar-jp@hotmail.com

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

REMAR participa de ciclo de debates latino-americano

Ciclo de debates latino-americano sobre trabalho social com famílias de crianças e adolescentes realizado em Belo Horizonte(MG) de 15 a 17 de setembro, com apoio do UNICEF e outras organizações.

A Rede Margaridas Pró-Crianças e Adolescentes de João Pessoa (REMAR) participou no período de 15 a 17 de setembro em Belo Horizonte (MG), do Ciclo de debates latino-americano sobre trabalho social com famílias de crianças e adolescentes, promovido pelo Governo de Minas Gerais, pela instituição Terra dos Homens e o GT Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária, com o apoio do UNICEF.
Dentre os temas abordados no ciclo de debates: projetos comunitários centrados na família; o trabalho social com a família nos contextos da educação e da saúde; a inclusão da família nos espaços de cultura, esporte, lazer e geração de renda; reintegração para crianças em situação de rua, trabalho social com famílias nos casos de trabalho infantil e exploração sexual e os programas de família acolhedora e a reintegração familiar.

Com a descentralização do GT Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária e formação das comissões regionais, a Paraíba vai participar da Comissão Nordeste. Para novembro está sendo planejado um encontro regional para acontecer em João Pessoa (PB).



Participaram Conceição Vanderlei (coordenação REMAR) e Rafaela Canini (Associação Papa João XXIII no Brasil)
Assessoria de Comunicação - 3043-6891 3222-8910 remar-jp@hotmail.com

Formação de Monitoramento


O II Encontro de Formação de Monitoramento da Remar tem como objetivo organizar os indicadores sociais a partir do diagnóstico feito pelas instituições durante o mês de agosto. O encontro será no dia 23 de setembro, das 08 às 17 horas, no auditório do Ministério Público, com a assessoria de Conceição Cardozo do Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF que apoio as ações da REMAR no monitoramento de mil crianças participantes das diversas instituições parceiras.

Assessoria de Comunicação: 3043-6891 | 3222-8910 | remar-jp@hotmail.com

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Momento de avaliação


No dia 23 de setembro (terça) a REMAR e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realizam uma reunião ampliada com os parceiros que atuam na defesa e proteção dos direitos da criança/adolescente para apresentar e discutir o relatório do II encontro sobre o Sistema de Garantia de Direitos, promovido no último mês de agosto. Assim com para encaminhar uma proposta de "reunião de trabalho" com os principais gestores do SGD.
A reunião será às 14 horas, na Casa dos Conselhos.


Assessoria de Comunicação - 3043-6891 | 3222-8910 | remar-jp@hotmail.com

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Encontro PROTAGONISTAS

TEMA: Enfrentamento ao Trabalho e Violência Sexual Infanto-Juvenil


Lema: Protagonistas - Semeando um Mundo Melhor


Data: 03 de Outubro de 2008


Objetivo: Fortalecer a participação e articulação de adolescentes e jovens nos diversos espaços onde atuam, para que deliberem propostas que venha favorecer maior visibilidade do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Convenção Internacional com o foco no enfrentamento ao trabalho e violência sexual infanto-juvenil.

Para quem? - Adolescentes e Jovens comprometidos/as com a transformação social; - Adolescentes e Jovens atuantes nos diversos ambientes escolar, religioso, cultural na esfera pública, nas ONGs entre outros.


Assessoria de Comunicação - 3043-6891 | 3222-8910 | remar-jp@hotmail.com