quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Remar realiza II módulo do Planejamento Estratégico







O II Módulo do Planejamento Estratégico da Remar aconteceu nos dias 23 e 24 de setembro, no Sesi, em João Pessoa com assessoria de Domingos Corcione.



Estiveram presentes integrantes da Comissão Gestora, parceiros como o Tribunal de Justiça, Ministério Público, redes locais dos municípios de Santa Rita e Lucena, de João Pessoa (Cristo e Rangel, Mangabeira), o Cedhor, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).


Discussão em grupos



Assessoria de Comunicação - 3222-8910 remar-jp@hotmail.com Fotos: Arquivo Remar

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Seminário mídia e direitos da criança será realizado em outubro

Estão abertas, até o dia 10 de outubro, as inscrições para o I Seminário Estadual: A comunicação como ferramenta dos direitos da criança e do adolescente que será realizado no dia 20 de outubro, no Auditório da Procuradoria Geral da Justiça/Minsitério Público da Paraíba, em João Pessoa.
O evento tem como objetivo reunir atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGD) e profissionais da mídia para discutir e promover um diálogo que estimule a cobertura jornalística com novo olhar em favor de uma cultura da infância e adolescência.
O seminário é promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH), em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) e Associação de prevenção à Aids (Amazona) com o patrocínio da Petrobras e apoio da rede ECA 20 anos - Direito à vida integral.
Programação
8h – Credenciamento.
9h – Abertura – Apresentação cultura.
9h30 – Mesa de Abertura
Roda de Diálogo: Comunicação e o SGDCA.
• Fernando Silva – Superintende Estadual de Atenção à Criança e ao Adolescente/Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo do Estado de Pernambuco – A comunicação como ferramenta dos direitos da criança e do adolescente.
• Soraya Escorel – Promotora da Infância e Juventude – O Ministério Público e a relação com a mídia para a garantia dos direitos das crianças e adolescente.
• Salvador Soler – Coordenador do Escritório UNICEF (AL/PB/PE) – A comunicação para o Pacto Um Mundo para a Criança e o Adolescente.
12h – Almoço
14h – Relatos de Experiências da mídia com o Sistema de Garantia
• Conceito da criança e do adolescente na mídia impressa em João Pessoa/PB – Joelma Oliveira – Mestre em Comunicação.
•Os conselhos e a relação com a mídia para a garantia do SGDC – Flávio Barros – Presidente da CEDCA.
• A experiência como Jornalista Amiga da Criança – Henriqueta Santiago – Repórter do Correio da Paraíba
17h – Encerramento com lanche.

Mais informações e inscrições através do site http://www.crianca.pb.gov.br/ ou pelo e-mail criancapb@gmail.com . Telefone para contato: (83) 3218 6667.


Assessoria de Comunicação - 3222-8910 / remar-jp@hotmail.com

"Adoção: construindo parcerias"

O VI Encontro Norte e Nordeste de Apoio à Adoção (VI ENNOAPA) será realizado nos dias 14, 15 e 16 de outubro, no Hotel Ouro Branco, Tambaú, em João Pessoa (PB).


O objetivo do Encontro é integrar os grupos de apoio à adoção das regiões Norte e Nordeste do Brasil em torno da construção de parcerias com os demais componentes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGD), em prol do fortalecimento do movimento nacional de apoio à adoção.

O evento se destina a integrantes de Grupos de Apoio à Adoção (GAAs); pais e mães adotivos ou pretendentes à adoção; integrantes dos sistemas de Justiça, Saúde, Educação, Assistência e Promoção Social ou Ministério Público; conselheiros tutelares; conselheiros de direito; gestores e demais funcionários de instituições de acolhimento para crianças e adolescentes; gestores de educação, docentes e estudantes de quaisquer áreas de estudo; jornalistas e empresários de mídia e pessoas da comunidade, em geral, que tenham interesse pelo tema adoção. As inscrições podem ser feitas no site: http://www.tjpb.jus.br/portal/page/portal/tj/home/conteiner?p_id=139.

Participação de crianças e jovens

Até o dia 08 de outubro, crianças e jovens podem se inscrever para participar do concurso "Tipos de famílias e adoção", coordenado pelo "Jornal Moçada que agita". As frases sobre esse tema devem ser enviadas para: mocadaqueagita@gmail.com


Assessoria de Comunicação - 3222-8910
remar-jp@hotmail.com

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

1º Encontro Estadual para discussão sobre promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente na Paraíba


O Ministério Público da Paraíba através da Procuradoria Geral de Justiça/Promotoria da Infância e da Juventude de João Pessoa promovem nos dias 13, 14 e 15 de setembro o 1º Encontro Estadual para discussão sobre promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente na Paraíba.

O evento que acontece no Auditório Edigardo Ferreira Soares (Procuradoria Geral de Justiça) destina-se aos atores do Sistema de Garantia de Direitos que atuam com a questão de crianças e adolescentes ameaçados de morte.

O Seminário que tem a participação da coordenação do Programa de Proteção às Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte e Núcleo Federal tem o apoio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (Sedh).




Programação

DIA 13
-13h00: Credenciamento
-14h00: Solenidade de Abertura
Autoridades: Procurador Geral de Justiça, Coordenador do 1º CAOP, Promotores de Justiça da Infância e Juventude, Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Governador do Estado da Paraíba, Prefeito Constitucional de João Pessoa, Presidente da Assembléia Legislativa, Presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/PB, Defensor Geral, Juizes da Infância e Juventude da Capital, Comandante da Polícia Militar da Paraíba, Secretário de Segurança Pública, Secretário de Estado de Educação e Cultura, Secretária Municipal de Educação, Secretário de Estado da Saúde, Secretária Municipal de Saúde, Secretário de Desenvolvimento Humano do Município de João Pessoa, Secretária de Desenvolvimento Humano do Estado da Paraíba, Coordenadora Nacional do Programa de Proteção à Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte.

-14h30: Palestra : “POLÍTICA DE ATENÇÃO À INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA, NA PERSPECTIVA DO GOVERNO FEDERAL.
Apresentação da Doutora Márcia Ústra Soares
( Coordenadora Nacional do PPCAAM)

-16h00: Debate

-17h00: Encerramento ( Cocktail)

DIA 14
9h00: Apresentação do Programa de Proteção à Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte ( PPCAAM)

10h00: Debate

12h00: Intervalo para almoço

14h00: Apresentação do Núcleo Federal

15h30: Debate

16h00: Construção e Assinatura da Carta Proposta para Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes no Estado da Paraíba.

17h00: Encerramento



DIA 15
9H00: Estruturação da Comissão de Acompanhamento dos Casos em Proteção no Estado da Paraíba

10h30: Deliberações da Comissão

12h30: Encerramento.





Assessoria de Comunicação: +55 83 3222-8910 remar-jp@hotmail.com

9º Grito dos Excluídos de Santa Rita



“Onde estão nossos direitos? Vamos às ruas para construir um projeto popular!”


O município de Santa Rita (PB) realiza o 9º Grito dos Excluídos e Excluídas no dia 11 de setembro, a partir das 13 horas. Os blocos que vão compor a caminhada: 1) Trabalho e Terra - COORÉMM; MST; SINTICAL; SINTRICOM; 2) Saúde - Paróquia N. Sra das Graças (Várzea Nova); Paróquia Santa Rita de Cássia; Casa dos Sonhos;
3) Meio Ambiente - Áreas Santa Cruz e João XXIII da Paróquia Sagrado Coração de Jesus;
4) Juventude e Direitos Humanos - Paróquia Santo Antônio (Marcos Moura); CEFEC; CEDHOR; 5) Educação - Paróquia São Pedro e São Paulo (Tibiri II); SINFESA; 6) Esporte, Cultura e Lazer - Movimento das Comunidades Populares; Áreas Margarida Maria Alves e Dom Oscar Romero da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

Roteiro

Concentração: Estação de Trem; 1ª parada (Energisa) - Temas: Trabalho e Terra; Saúde; 2ª parada (Câmara Municipal) - Temas: Meio Ambiente; Educação; 3ª parada (Rodoviária) -Temas: Juventude e Direitos Humanos; 4ª parada (Feira do Bolo) - Temas: Esporte, Cultura e Lazer. Encerramento: Estação de Trem.


Assessoria de Comunicação - +55 83 3222 8910 / remar-jp@hotmail.com