segunda-feira, 28 de novembro de 2011

"Jovens protagonizando o seu futuro"


O 6º Encontro Intermunicipal de Protagonistas aconteceu nos dias 26 e 27 de novembro, em Bayeux (Lar Fabiano de Cristo) com o tema “Jovens protagonizando o seu futuro”.
No primeiro dia, o encontro adotou a metodologia da troca de experiências entre os adolescentes e jovens trabalhando em grupos sobre os temas: violência nas escolas com ênfase nas drogas, Saúde e prevenção, Espaços para protagonizar, Redução da maioridade penal e influência da mídia com enfoque nas medidas socioeducativas, Toque de recolher e a influência da mídia. Cada oficina foi mediada por uma equipe ou educador das instituições parceiras da REMAR.

O tema mais polêmico foi o Toque de recolher e a influência da mídia, na opinião dos adolescentes. "É importante discutir e ter conhecimento sobre o tema toque de recolher para entender as coisas", avaliou a adolescente Gabriele de Lima, 13 anos.

No segundo dia o grupo se dedicou à avaliação do trabalho em rede – municipal e intermunicipal abordando avanços e desafios. Os pontos avaliados em grupo foram: fortalecimento interno da instituição; fortalecimento da Comissão Municipal; Fortalecimento Intermunicipal; sugestões para 2012. Outro momento do segundo dia foi a troca de informações sobre o CMDCA.

O Lar Fabiano de Cristo receptivo e com muita organização fez diferença na realização do Encontro.
"O encontro foi bastante proveitoso com muitas curiosidades e aprendizagem para nós, principalmente sobre o tema violência na escola. A escola precisa conversar com os alunos para sabermos que a violência não resolve nada" (Protagoista Fátima Rocha, 15 anos, 9º ano).


Várias formas de expressão foram desenvolvidas no encontro. Cinthya Moura, 16 anos, aluno do 1º ano do Ensino Médio falou desse espaço. "O encontro gera oportunidade da gente se expressar, multiplicar o que aprende".

Assessoria de Comunicação - 55 83 3222 8910 | rema-jp@hotmail.com