segunda-feira, 30 de maio de 2011

Mesa Redonda discute o direito à educação e a violência na escola

“A política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto articulado de ações governamentais e não-governamentais, da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios"
(Art. 86 - Estatuto da Criança e do Adolescente).




A mesa redonda: Direitos Humanos: Crianças e Adolescentes: Escola e Violência que acontecerá no dia 10 de junho de 2011 tem como objetivo promover um debate sobre os direitos das crianças e adolescentes, em destaque o direito à educação e a questão da violência nas escolas.

O evento faz parte das ações da Agenda Comum de comemoração dos 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e será realizado das 14h às 17h30, no Auditório do
Centro de educação da UFPB. A coordenação é das professoras Maria do Amaparo Caetano de Fugueiredo (DPH-CE-UFPB) e Maria Lígia Malta (Coord. GT Criança e Adolescente-NCDH-UFPB).


Palestrantes:
- Lorenzo Delaini - REMAR
- Soraya Escorel - Promotora da Justiça e Coordenadora Estadual da Infância Juventude e Educação
- Wilson Quirino - Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente -PB
- Maria Senharinha Ramalho - Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil – PRAC – UFPB
- Fabiano Moura - Juiz da Coordenadoria da Infância e Adolescência -
- Christina Gladys Nogueira - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de João Pessoa- PB
- Carlos Antonio Ribeiro da Silva – Conselho Tutelar João Pessoa-PB- Região Norte


Realização: Disciplina Educação e Direito – Curso de Pedagogia – UFPB / Coordenação de Pedagogia- Campus I- UFPB / Projeto de Extensão: Formação e Articulação em Rede: A Implementação do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente- DHP-CE- PRAC-UFPB / Rede Margaridas Pró-Crianças e Adolescentes da Região Metropolitana de João Pessoa – REMAR / GT Direitos Humanos Criança e Adolescente- NCDH-UFPB / Projeto PROLICEN: O Debate sobre os Direitos das Crianças e dos Adolescentes – Impactos na Formação do (a) Pedagogo (a) no Curso de Pedagogia da UFPB.

“É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.” (Art. 4ºdo ECA)

Assessoria de Comunicação - 55 83 3222-8910 | remar-jp@hotmail.com

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Seminário sobre trabalho infantil

12 de junho - Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil

Nos dias 08 e 09 de junho, Campina Grande (PB) sedia o Seminário de Enfrentamento ao Trabalho Infantil na Paraíba, promovido pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente na Paraíba (FEPETI-PB). Contatos e informações: http://www.prac.ufpb.br/copac/escolaqueprotege/cursos.php

O seminário acontece pela celebração do Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e tem como objetivos: Sensibilizar a sociedade local a respeito dos prejuízos do trabalho infantil, em especial, do trabalho infantil doméstico, nos lixões e informal urbano; mobilizar parceiros com o intuito de implementar e fortalecer ações de enfrentamento ao trabalho infantil; e fortalecer a rede de enfrentamento ao trabalho infantil no estado.

Durante a programação serão debatidos temas como Trabalho Infantil: desconstruindo imagens e conceitos; Exploração do Trabalho Infantil Doméstico e nos Lixões; Prejuízos do trabalho precoce na saúde da criança e do adolescente e a Política Pública de Combate ao Trabalho Infantil.

Público: o evento tem como foco os membros do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente, integrantes de organizações não governamentais, sociedade civil, estudantes e demais interessados.

O local do evento será o Auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), situado na Av. Manoel Guimarães, 195, José Pinheiro - Ed. Agostinho Velloso da Silveira.



Assessoria de Comunicação - 55 83 3222 8910 | remar-jp@hotmail.com

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Eleições para conselhos tutelares em João Pessoa


No próximo domingo, 29 de maio de 2011, a população de João Pessoa vai às urnas para eleger os conselheiros tutelares para as Regiões Praia e Mangabeira.

Podem votar todas as pessoas que estão em dia com as obrigações eleitorais. No caso da eleição para o Conselho Tutelar é importante observar a área de abrangência e onde funcionaram os locais de votação.


Locais de votação

Colégios de votação da Região Praia:
Anita Trigueiro do Vale; Leonel Brizola; Nazinha Barbosa; Capitulina Sátiro; Frei Albino; Seráfico da Nóbrega.

Colégios de votação da Região Mangabeira:
Centro Profissionalizante Antônio Cabral; Escola Estadual de 1° Grau Prof. Celestino Malzac; Prof. Antônia do Socorro Silvia Machado;. Dom Helder Câmara; Antônio Santos Coelho. Lions Tambaú; Aruanda; Olívio Ribeiro Campos; Virgínio da Gama e Melo; Compositor Luís Ramalho; Zumbi dos Palmares; Afonso Pereira;. Escola Estadual Borges da Fonseca; Centro da Cidadania Otaviano Fernandes Coutinho; David Trindade; Colégio Estadual de 1° Grau Prof. Maria Bronzeado Machado; Luiz Vaz de Camões.


O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente definidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os conselheiros são eleitos pela escolha direta da população amparada por lei, para um mandato de três anos. Em João Pessoa existem cinco conselhos: Norte, Sul, Sudeste, Mangabeira e Praia, que devem funcionar diuturnamente a serviço da população, para atender qualquer tipo de violação dos direitos da criança e do adolescente.

Não deixe de votar. Sua participação no processo eleitoral é muito importante para a política de garantia dos direitos da infância e adolescência.


Assessoria de Comunicação - 55 83 3222 8910 | remar-jp@hotmail.com

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Bullying: das brincadeiras à violência


Todos nós já fomos crianças um dia. Quem não se recorda das brincadeiras que nos faziam rir e às vezes chorar de raiva ou de vergonha? Sem graça, inconvenientes, inconsequentes, maldosas. Mas tudo não passava de brincadeira.

As brincadeiras fazem parte das relações; aproximam, integram, incluem. Entre os estudantes, são essas brincadeiras que tornam o ambiente escolar divertido e descontraído, que estimulam a frequência, a permanência, o desempenho, a aprendizagem, o gostar da escola.

No entanto, quando as brincadeiras perdem a essência da espontaneidade, da diversão e do prazer podem se converter em violência. Nesse ponto é que está o sinal de alerta. Existe uma linha muito tênue entre brincadeira e violência. Na brincadeira deve existir um equilíbrio entre as partes e todos se divertem, se descontraem, participam. Quando há desequilíbrio, onde uma parte se diverte e a outra é constrangida, humilhada, intimidada, a brincadeira acabou e aí começa a violência.


Assim como as brincadeiras são parte das relações, pode-se dizer que a violência de igual modo. Quem não se recorda de cenas de violência envolvendo familiares, vizinhos, amigos ou a si mesmo.

A violência é cruel, machuca, faz sofrer. Ao longo dos tempos foi se instalando sorrateiramente em nosso cotidiano. Faz parte de nossas vidas, de nossas histórias. Está presente em todos os contextos sociais, nas relações entre adultos, destes com as crianças e vice-versa.

Para continuar lendo o artigo click aqui!


------------------
Fonte: Portal Pro Menino - Texto: Cléo Fante, pesquisadora pioneira do bullying escolar no país e consultora da ONG Plan Brasil.


Assessoria de Comunicação - 55 83 3222 8910 | remar-jp@hotmail.com

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Dia Nacional da Adoção celebrado em João Pessoa

O Grupo de estudos e apoio à Adoção de João Pessoa - GEAD-JP e a Comissão Estadual Judiciária de Adoção da Paraíba - CEJA-PB - estarão em parceria, na Praia de Tambaú, no próximo da 25 de Maio (quarta-feira), comemorando o DIA NACIONAL DA ADOÇÃO e divulgando os seus projetos/2011.

As atividades se concentrarão em dois momentos, ambos com panfletagem e orientação ao público sobre adoção:
1) Café da Manhã no Busto de Tamandaré – das 6h30min. às 8h30min, com Abertura do Dia Nacional da Adoção e Lançamento dos Projetos sobre adoção do GEAD-JP e da CEJA-PB para 2011;

2) Tenda da Adoção na Feirinha de Tambaú - entre os dois prédios da Feirinha de Artesanato, das 16h às 21h, com apresentações culturais, venda de bonequinh@s educativ@s, etc.


Sobre os Projetos

PROJETO “Adoção, pelo direito de viver em família” , promovido pelo GEAD-JP com recursos do FMDCA/CMDCA e apoio do Conselho Tutelar Norte, que objetiva dar orientações aos pretendentes à adoção, aos profissionais envolvidos na medida protetiva de acolhimento e às crianças em situação de acolhimento em João Pessoa-PB. Inscrições gratuitas. Contatos: gead.jp@gmail.com/ 83 3242-2580; 83 8893-5412.


PROJETO “Adoção...viva este amor!” - V Concurso de Redação sobre Adoção, promovido pela Corregedoria Geral da Justiça do Estado da Paraíba, através da CEJA-PB - Comissão Estadual Judiciária de Adoção da Paraíba, a ser desenvolvido nas escolas das redes pública e privada, com premiações. Contatos: ceja@tjpb.jus.br/ 83 3252-1700. Saiba mais sobre este evento clicando em http://www.ampb.org.br/noticias/ver/6533.


Durante toda esta semana, terá prosseguimento a panfletagem da Campanha do Criança Viva: Abandono não! Adoção é uma opção!



Participe! Essa luta é de tod@s nós!

Texto: Release GEAD-JP


Assessoria de Comunicação - 55 83 3222 8910 | remar-jp@hotmail.com

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Reunião intermunicipal de protagonismo




Os encontros da Comissão de Protagonismo cada vez mais agrega a participação dos adolescentes e jovens das organizações que participam da REMAR.




A reunião intermunicipal de protagonistas com a participação de adolescentes e educadores(as), no dia 19 de maio, foi bastante dialogada, com muita participação e sugestões sobre o processo das reuniões e encontros do protagonismo.

Como encaminhamento saiu a proposta de na próxima reunião, dia 02 de junho, às 9 horas, na Casa dos Conselhos Estaduais o grupo discutir sobre protagonismo e sexualidade. Os (as) adolescentes saíram com o compromisso de trazer material sobre o tema.


Para Rafael Nascimento, 15 anos, da coordenação de protagonismo da Rede Crer Ser (Cristo/Rangel), a importância dos encontros com os protagonistas é fazer com que os jovens participem das propostas de melhorar o mundo em relação aos jovens.

Na opinião de Rafael (foto ao lado) a educação é o ponto principal para incentivar o exercício do protagonismo de adolescentes e jovens. “Estar na escola é muito importante pra gente participar desses espaços de protagonismo”, avalia o adolescente.



Adolescentes participam com sugestões


Assessoria de Comunicação - 55 83 3222 8910 remar-jp@hotmail.com

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Abandono NÃO! Adoção é uma OPÇÃO

Em comemoração ao dia nacional da adoção, o Programa Criança Viva convida você para junto conosco sair em carreata, divulgando pela nossa cidade que entregar para adoção não é crime e pode ser uma opção para uma mãe que não deseja criar o(a) filho(a).


Dia: 21 de maio de 2011 (sábado)
Saída: 10h.


A concentração será no Centro de Convenções Cidade Viva, às 09h30 e tem como destino a Lagoa do Parque Solon de Lucena, no centro de João Pessoa
Nós podemos sim mudar nossa geração! Só depende de nós! Mais de 60 casos de abandono noticiados só neste ano, só no Brasil! Vergonhosa estatística.

Informações: Projeto Cidade Viva
Rosinha - Coordenadora do programa
(83)3041-7471 | criancaviva@cidadeviva.org


(Texto divulgação)


Assessoria de Comunicação - 55 83 3222 89 10 | remar-jp@hotmail.com

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Muito além da denúncia


Dados recentes do Disque 100, serviço da Secretaria de Direitos Humanos que recebe denúncias de violações de direitos humanos, mostram um crescimento das denúncias de violência sexual infantojuvenil em todo o Brasil. De janeiro a março deste ano foram contabilizados cerca de 4200 registros de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes gerados a partir das denúncias feitas ao serviço. O volume deste ano é cerca de 35% maior na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram apresentados 3125 registros.

Segundo a Secretaria de Direitos Humanos, todas as denúncias, uma vez recebidas, são encaminhadas num prazo máximo de 24 horas para as autoridades locais. “Porém, em alguns casos, principalmente em cidades isoladas, a fragilidade dos órgãos responsáveis, como o Conselho Tutelar, pode dificultar o encaminhamento da denúncia”, explica Leila Paiva, coordenadora do Programa de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes da Secretaria.

Leia mais!

Fonte: Portal Pró-Menino - Murillo Magalhães


Assessoria de Comunicação - remar-jp@hotmail.com | 55 83 3222-8910

Convite: mobilização 18 de maio em Santa Rita

Dia: 18 de Maio de 2011.

Horário: Manhã e tarde.

Local: Praça da Secretaria de Saúde.


O CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Santa Rita, convida atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, a sociedade civil e toda população para participar de um ato público alusivo ao Dia 18 de Maio – Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com o objetivo de mobilizar e convocar toda sociedade a participar dessa luta de prevenção e enfrentamento a esse fenômeno.

Essas atividades são importantes porque é preciso romper o "código de silêncio" que cerca essa situação, construído pela indiferença da sociedade e pela cultura da impunidade dos agressores, o que constitui em nova forma de violação às suas vítimas.

Ação articulada com as entidades que compõem a Rede Integral da criança e do adolescente de Santa Rita.

FAÇA BONITO!

VOCÊ TAMBÉM JÁ FOI CRIANÇA.

ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES É CRIME.


Assessoria de Comunicação - remar-jp@hotmail.com | 55 83 3222 -8910

Faça Bonito, Proteja Nossas Crianças e Adolescentes!


Com o bbjetivo de articular e mobilizar a sociedade civil e os poderes públicos (executivo, judiciário e legislativo) na prevenção e no enfrentamento á violência sexual cometida contra crianças e adolescentes no Estado da Paraíba as entidades que integram a Rede de Enfrentamento do Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Redexi) promovem uma agenda de atividades pelo Dia Nacional de Combate à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes.


PROGRAMAÇÃO


Data

Atividades

10/05

Roda de Diálogo sobre Abuso e Exploração Sexual de Criança e Adolescente no CENDAC (Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente).

Público: Profissionais da Organização e convidados/as

16/05

CREAS nos Trilhos – Concentração na CBTU ás 7:30h – 8:30 saída do TREM

17/05

Mobilização na BR – Posto da Polícia Rodoviária de Bayeux – 8h ás 11h

18/05

Ato Público Alusivo ao 18 de Maio. João Pessoa Lagoa – Referencia: entre a Esplanada e a parada de ônibus de Mangabeira

20/05

Seminário: Erradicar o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Responsabilidade da Sociedade, da Justiça e dos Governos. Local: DRT

26/05

Sessão Especial na Assembléia Legislativa, 14h – Propositura do Dep. Estadual Frei Anastácio – Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente




Assessoria de Comunicação - 55 83 3222-8910 | remar-jp@hotmail.com

Mobilização na Praça da Amizade pelo Dia 18 de Maio


Agenda da programação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual também acontece na Praça da Amizade ], Rangel, nesta quarta, às 16 horas.





O dia 18 de Maio de 2011 é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. É o dia de Mobilização das entidades da Rede Crer Ser de Proteção Integral às Crianças e Adolescentes do Cristo e Rangel na Praça da Amizade, no Rangel, a partir das 16h.

Veja a programação cultural do Centro da Juventude Reuben Ramalho que também está envolvido nesta mobilização:

- 16h - DJ Alf

- 17h - Apresentação da Oficina de Pifercussão com Lucas e seus alunos

- 17h30 - Dau na percussão com seu grupo



Integram a atividade: Escola Municipal Prof. Durmeval Trigueiro Mendes, a Escola Municipal Leônidas Santiago, a Escola Municipal Bartolomeu de Gusmão, a equipe do Pólo 2, da Secretaria de Educação e Cultura-SEDEC, o CRAS do Cristo, o Distrito Sanitário II, a Rádio Cultural Alternativa do Cristo e Rangel e demais entidades envolvidas na Rede Crer Ser.



Nos dias 18 e 19 de maio, à tarde, serão realizadas palestras de conscientização com alunos do 7º , 8º e 9º anos sobre este tema, na Escola Municipal Prof. Durmeval Trigueiro Mendes.



Assessoria de Comunicação - remar-jp@hotmail.com | 55 83 3222 8910

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Ecosol realiza reunião com a SEDESP

O Grupo de Trabalho Economia Solidária ( GT ECOSOL) se reuniu no último dia 12 de maio com o Diretor de Fomento aos Pequenos Negócios da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Sedesp), Ruy Ribeiro, e representantes do Grupo de Mulheres da Beira da Linha (Alto do Mateus), Grupo Arte e Ação e Unidos por um fio (Cristo / Rangel), Grupo Arte Produção (Valentina), Grupo Ecológico (Geisel), Grupo de Serigrafia Diferente Artes e Grupo de Confecção (Apôitchá – Lucena), Coordenação Remar, Cras do Valentina e Gramame e a Central Única das Favelas.
A reunião teve como pauta a transferência da diretoria da Ecosol da Sedes para Sedesp, discutir o momento de transição e o apoio aos grupos de produção e maior articulação do GT com a Sedesp.



Encaminhamentos: visita aos grupos pela da Sedesp; apoio à formação sobre comercialização, programado para o dia 1º de junho; possibilidade de assinar um termo de cooperação técnica entre Remar e Sedesp; participação dos grupos na Feira Brasil Mostra Brasil; participação dos grupos na oficialização da Economia Solidária junto à Sedesp.




Assessoria de Comunicação - 55 83 3222-8910 remar-jp@hotmail.com

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Causos do ECA: histórias que tecem a rede

A sétima edição do Concurso Causos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) recebe inscrições até o dia 06 de junho.

O concurso é uma oportunidade para divulgar os direitos de crianças e adolescentes e famílias que tiveram suas vidas mudadas a partir da efetivação do Estatuto. Os(as) participantes concorrem a vários prêmios e ajudam a "tecer a rede dos direitos da criança e do adolescente".

Acesse o Portal Pro-Menino e saiba como participar!




Assessoria de Comunicação - 55 83 3222-8910 remar-jp@hotmail.com

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Campanha Carinho de Verdade



Campanha atinge meta inicial e busca 100 mil tweets contra a Exploração Sexual




A campanha Carinho de Verdade atingiu a meta de “50mil tweets contra a Exploração Sexual” e realizou a maior mobilização social feita pela internet. Essa conquista é resultado do engajamento da população, de empresas, instituições, órgãos e artistas. Foi um grande abraço nas crianças do país, que precisam de um esforço coletivo para terem proteção, amor e carinho.

Foi necessário pouco mais de duas semanas para alcançar a meta. Mas esse não é o ponto final. A mobilização no uso da hastag #carinhodeverdade continua até 18 de maio, Dia Nacional do Combate à Exploração Sexual da Criança e do Adolescente. Até lá, o objetivo é chegar aos 100 mil Tweets.

Quem participou da primeira fase da ação, pode colaborar com um grande reforço e convocar mais amigos para participar. Quem não tuitou, essa é a chance. Não deixe de exercer seu papel de cidadania na luta para acabar com um crime que atinge milhares de crianças.

A Exploração é um problema real. Para combatê-la é preciso transformar o tema em uma discussão pública e fazer com que os criminosos sejam denunciados e presos.

A cantora Sandra de Sá mostra em depoimento como é importante participar da campanha e que, apenas com um simples gesto é possível reconstruir uma história e fazer um final feliz para todas as crianças.




Fonte: Carinho de Verdade, com título modificado pelo Portal Pró-Menino - 05/05/2011



Assessoria de Comunicação - 55 83 3222-8910 remar-jp@hotmail.con



terça-feira, 10 de maio de 2011

Articulação de Rede local de João Pessoa

Nesta terça, 10 de maio, aconteceu a reunião com o objetivo de articular a organização da Rede de Proteção da Criança e do adolescente do município de João Pessoa.
O desafio está lançado e agora a comissão vai mobilizar outros atores do sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente para a criação da rede. Como encaminhamento ficou agendada uma próxima reunião para o dia 13 de junho, no Núcleo de Cidadnia e Direitos Humano/UFPB com a participação de mais pessoas das entidades governmentais e não governamentais.


A reunião contou com a participação de uma comissão composta por representantes da Remar, Conselho Municipal dos direitos da Criança e do adolescente (CMDCA-JP), Ministério Público, Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça (Coinju/TJ), GT Direitos Humanos, Criança e Adolescente (NCDH/UFPB). O grupo se reuniu na Coinju pela manhã.

Assessoria de Comunicação - 55 83 3222-8910 | remar-jp@hotmail.com

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Direitos da Criança e do Adolescente


Conanda publica resolução que dispõe sobre a IX Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente publicada no Diário Oficial da União (27 de abril de 2011).

RESOLUÇÃO CONANDA/SDH/PR 145/2011


Presidência da República
Secretaria de Direitos Humanos
Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

RESOLUÇÃO Nº 145, DE 16 DE MARÇO DE 2011
Dispõe sobre a convocação da IX Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e dá outras providências.

O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - CONANDA, com fundamento no art. 35 do Regimento Interno, e considerando a deliberação do Conselho em sua 193ª Assembléia Ordinária, realizada nos dia 16, 17 e 18 de março de 2011, resolve:
Art. 1º Convocar a IX Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, para discussão e deliberação da Política Nacional e do Plano Decenal dos Direitos de Crianças e Adolescentes.
Art. 2º A IX Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente realizar-se-á em Brasília, no período de 11 a 14 de julho de 2012.
Art. 3º Os Municípios deverão realizar suas Conferências entre agosto e novembro de 2011.
Art. 4º Os Estados deverão realizar suas Conferências entre fevereiro e o dia 15 de maio de 2012.
Art. 5º Caberá ao Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - CONANDA e à Secretaria de Direitos Humanos a adoção das providências necessárias ao cumprimento do objeto desta Resolução.
Art. 6º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

FÁBIO FEITOSA DA SILVA

D.O.U., 27/04/2011 - Seção 1

Assessoria de Comunicação - 55 83 3222-8910 | remar-jp@hotmail.com

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Faça Bonito: Proteja nossas ciranças e adolescentes


Dia NACIONAL DE ENFRENTAMENTO AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, instituído pela Lei federal 9.970/2000.

A Rede de Enfrentamento à Violência Sexual de Criança e Adolescente (Redexi) está propondo a seguinte agenda junto às instituções parceiras.

Atividades relativas ao 18 de maio

- DIA 16/05/2011 – CREAS nos trilhos (manhã)

- DIA 17/05/2011 – Mobilização na Polícia Rodoviária Federal com faixas

e distribuição de material educativo (manhã) – REDEXI E demais parceiras.

- DIA 18/05/2011 – Grande mobilização na Lagoa (Parque Solon de Lucena) com tendas, faixas, carro de som, camiseta lilás e panfletagem.

Mobilizações nos municípios de Sapé, Mari e Cabedelo.

- DIA 19/05/2011 – Sessão Especial na Assemvbléia Legislativa sobre o

DIA 18 DE MAIO – Propositura do Dep. Frei Anastácio (a confirmar).

- DIA 20/05//2011 – Seminário com as escolas.



Assessoria de Comunicação - 55 (83) 3222-8910 | remar-jp@hotmail.com

quinta-feira, 5 de maio de 2011

“Juventude, Cultura e Prevenção”

O Projeto Multiplicação Arco-Íris desenvolvido pela ONG AMAZONA realizará no dia 12 de maio de 2011 a I Mostra de Talentos Comunitários, com o tema: Juventude. Cultura e Prevenção, a partir das 17h, na ASFITA (Associação dos Filhos de Itaporanga), localizada na Rua Débora da Silva Braga - Bessa (em frente a praça do Skate no Retão de Manaíra). O evento tem por objetivo apresentar a vivência das ações realizadas pelo Projeto na prática.


O evento contará com a participação de jovens e familiares das comunidades de Boa Vista, Timbó, Conde Centro e Casa Branca, Bayeux. Também estarão presentes as lideranças comunitárias das respectivas comunidades, representantes do Fórum dos Direitos da Criança e Adolescente e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. Na programação estão incluídas apresentações de Teatro, Hip-Hop e Grafitagem.


O projeto desenvolve Oficinas de Arte-educação (Hip-Hop, Grafitagem e Teatro), Oficinas de Formação Humana, Curso de Lideranças Juvenil e de Jovens Multiplicadores de Ações de Prevenção, Atividades Ludo Pedagógica, de Integração familiar, além da participação em atividades de grande mobilização social como o evento de comemoração pelos 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente e o Grito dos Excluídos.



(Texto: Assessoria Comunicação Amazona)




Assessoria de Comunicação - 55 (83) 3222-8910 remar-jp@hotmail.com

Encerramento do Seminário PCFC


Nesta quinta, dia de encerramento do Seminário, a programação contempla a palestra: "O Sistema de Justiça na exigibilidade do direito a Convivência Familiar e Comunitária: responsabilidades e intersetorialidade – a Proteção Integral na perspectivas dos sujeitos em peculiar desenvolvimento", ministrada pelo Dr. Rodrigo Schoeller de Moraes, Promotor de Justiça do Rio Grande do Sul.

Ainda a palestra sobre "A Nova Lei de Adoção: contemporaneidade e relevância", com o Dr. Daniel Issler, Juiz de Direito do Conselho Nacional de Justiça. Na parte da tarde serão realizadas as oficinas temáticas.


Assessoria de Comunicação - 55 (83) 3222-8910 | remar-jp@hotmail.com

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Convivência Familiar e Comunitária


Hoje(04) e amanhã(05) segue a programação do Seminário Convivência Familiar e Comunitária de Crianças e Adolescentes: Direitos Humanos e Justiça, em João Pessoa, com a participação dos atores do Sistema de Garantia de Direitos da Paraíba.




O seminário tem a colaboração do Ministério Público do Estado da Paraíba, através do CAOP – Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente – Dra. Soraya Soares da Nóbrega Escorel – Coordenadora Geral do Evento no Estado da Paraíba -, juntamente com o apoio da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça, da Defensoria Pública e da REMAR – Rede Margaridas Pró Criança e Adolescente.


Na programçção do dia 04, a palestra "O direito à convivência com a família - As transformações na família contemporânea: os desafios na conceituação e na implementação de políticas de atenção às famílias" será ministrada pela profa. Eliane Rodrigues, às 8h15.

Outro tema será "O PNCFC e o Plano Nacional da Assistência Social e os diálogos necessários: A função dos CRAS e dos CREAS e a articulação com o SGDCA", com a profa. Jucimeri Silveira.

a partir da das 14h, os inscritos vão participar das oficina de fluxos operacionais temáticos:"Direito à Saúde + Direito à Educação"; "Direitos Socioassistenciais"; "Enfrentamento à Violência e Abusos sexual"; "Proteção à criança, adolescente e sua família em situação de rua"; e "Garantia do direito à convivência familiar e comunitária"

O evento que teve a abretura na noite desta terça (03) está acontecendo na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano Cabo Branco.


Assessoria de Comunicação - 55 (83) 3222-8910 remar-jp@hotmail.com

Educação Integral ou Tempo Integral: qual a diferença?





Não basta ampliar a jornada na escola, é preciso ofertar uma Educação Integral






Em 28 de abril comemora-se o Dia Nacional da Educação e uma das propostas do Plano Nacional de Educação (PNE), que está em análise no Congresso Nacional e estabelece a política educacional para o decênio 2011-2020, é de que 50% das escolas públicas de Educação Básica desenvolvam suas atividades em jornada ampliada até 2020.

É preciso, contudo, compreender melhor o que significa esse esforço pela ampliação da jornada nas escolas e pela diversificação das atividades educativas oferecidas a meninos e meninas.



Mais tempo na escola?

Uma das principais metas do Plano Nacional da Educação, instituído em 2001, é a ampliação da jornada escolar para um período mínimo de sete horas. Embora se trate de uma prática comum em países desenvolvidos, ela pode não significar uma melhoria automática do sistema educacional brasileiro. “Não basta aumentar o tempo. Até porque, se você aumentar o tempo de funcionamento de uma escola em que as condições são muito precárias, você está aumentando o tempo de uma aprendizagem precária, não resolve”, explica coordenadora do Programa de Educação do Unicef Brasil, Maria de Salete Silva.

É nesse cenário que os diversos atores ligados à educação buscam a articulação entre a escola em tempo integral – jornada ampliada – com atividades de Educação Integral. “A ampliação do tempo não significa necessariamente a Educação Integral. Nós temos o cuidado de trabalhar uma Educação Integral que persiga a formação e o desenvolvimento humano mais amplo e múltiplo possível, sem esquecer a base do currículo”, afirma a diretora deEducação Básica do Ministério da Educação, Jaqueline Moll.






Fonte: Pauta Rede ANDI Brasil, atualizado pelo Portal Pró-Menino - 28/04/2011



Assessoria de Comunicação - 55 (83) 3222-8910 remar-jp@hotmail.com