quarta-feira, 29 de junho de 2011

Multishow exibe íntegra do Espetáculo Infância Livre

Amanhã, 30 de junho, o canal de TV por assinatura Multishow exibirá o espetáculo “Infância Livre de Exploração e Abuso Sexual”, parte da campanha de mesmo nome lançada pela Childhood Brasil no mês passado. A partir das 21h, o canal mostrará a íntegra do evento que reuniu grandes artistas no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro em 17 de maio para chamar a atenção da sociedade contra a exploração sexual de crianças e adolescentes.

O Espetáculo também contou com a participação de S. M. Rainha Silvia da Suécia, fundadora da Chidhood World Foundation, de Maria do Rosário, Ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Sérgio Cabral, Governador do Rio de Janeiro, além de outras autoridades, Conselheiros e apoiadores da Childhood Brasil, e outros convidados ilustres.

A Campanha foi lançada pela ONG em 16 de maio para combater a exploração sexual infantojuvenil e conta com o apoio de diversas celebridades, como Chico Buarque, Caetano Veloso, Sandra de Sá, Ana Botafogo e Sandy, entre outros. Para participar, conte uma história de sua infância e poste uma foto de quando pequeno no hotsite da campanha. Ajude também a divulgar o movimento convidando seus amigos e utilizando a hashtag #infancialivre no twitter.

Conheça a campanha. Acesse!


Fonte: Portal Pró-Menino


Assessoria de Comunicação - 55 83 3222 8910 remar-jp@hotmail.com

segunda-feira, 20 de junho de 2011

1º Seminário Nacional sobre Infância, juventude e políticas públicas

De 27 a 29 de junho, a Universidade Federal da Paraíba - CCHLA, em João Pessoa-PB
sedia o 1º Seminário Nacional sobre Infância, Juventude e Políticas Públicas (1º Senijup): desafios na articulação entre teoria e prática.

A promoção do evento é do Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre o Desenvolvimento da Infância e Adolescência (NUPEDIA), coordenado pela Profª Drª Maria de Fátima Pereira Alberto.

O seminário tem como objetivo proporcionar um espaço de trocas de conhecimento científico, mas também um momento de construção de novas práticas em torno dessas temáticas. Buscando suscitar debates e reflexões de modo a contemplar não apenas os representantes da academia, mas propor uma discussão entre os vários atores sociais envolvidos na produção do conhecimento dentro dos eixos temáticos propostos pelo evento. Possibilitando, assim, o diálogo entre a Academia, Governo e Movimentos Sociais.

As inscrições e informações através do site: www.cchla.ufpb.br/nupedia


Assessoria de Comunicação - 55 83 3222 8910 | remar-jp@hotmail.com

segunda-feira, 13 de junho de 2011

OIT: mais de 100 milhões de crianças em todo o mundo trabalham em atividades perigosas

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou hoje (10) relatório sobre o trabalho infantil perigoso. Os dados mostram que há no mundo 115 milhões de crianças (7% do total de crianças e adolescentes) nesse tipo de atividade. Segundo o relatório, esse número é quase metade dos trabalhadores infantis (215 milhões). É considerado trabalho perigoso qualquer tipo de atividade que possa ser prejudicial à saúde e à integridade física e psicológica da criança.

O relatório também afirma que embora o número total de crianças entre 5 e 17 anos em trabalhos perigosos tenha caído entre 2004 e 2008, houve aumento de 20% na quantidade de crianças entre 15 e 17 anos nessas atividades, passando de 52 milhões para 62 milhões.

O documento diz que o maior número de crianças em trabalhos perigosos está na Ásia e no Pacífico, onde há 48,1 milhões. Contudo, é na África Subsaariana que se encontra o maior número proporcional de crianças em
trabalhos perigosos - são 38,7 milhões para uma população total de 257 milhões.

Na América Latina há 9,43 milhões de crianças desenvolvendo trabalho perigoso. Nas outras regiões, como a Europa e a América do Norte, há registro de 18,9 milhões de crianças nesse tipo de atividade.

O estudo afirma ainda que a redução do trabalho infantil perigoso foi maior para as meninas do que para os meninos. Entre 2004 e 2008 houve uma redução de 9% no número de meninos realizando trabalhos perigosos,
enquanto no mesmo período a redução do número de meninas foi 24%.

A agricultura é o setor onde há o maior número de crianças trabalhando, 59% delas em atividade perigosa, com idade entre 5 e 17 anos. Fazem parte desse setor a pesca, a silvicultura, o pastoreio e a agricultura de subsistência. O restante está dividido entre o setor de serviços (30%) e em outras atividades (11%). O relatório diz ainda que pelos menos um terço das crianças faz trabalhos domésticos e não recebe nenhuma remuneração para isso.

O estudo afirma ainda que as crianças e os jovens que desenvolvem trabalho perigoso sofrem mais acidentes do que os adultos. O relatório cita que Agência Europeia para a Seguridade e Saúde no Trabalho chegou à conclusão de que os jovens tem 50% mais chances de sofrer alguma lesão do que os adultos.

O estudo lembra que no Brasil, foram registrados entre 2007 e 2009 mais de 2,6 mil lesões de trabalho em crianças. No Chile, em 2008, foram observadas mais de mil lesões em jovens com idade entre 15 e 17 anos.

Para acabar com o trabalho perigoso de crianças e de adolescentes em todo o mundo,o relatório recomenda a todos os governo que sejam tomadas medidas com base em três eixos. A primeira é que os governos devem assegurar que as crianças frequentem a escola até, pelo menos, a idade mínima permitida para o trabalho. Os governos também devem melhorar as condições sanitárias próximas aos locais onde é realizado o trabalho e adotar medidas específicas para jovens que tenham entre a idade mínima para trabalhar e 18 anos.

Também devem ser adotadas medidas jurídicas para atuação contra o trabalho infantil perigoso, com a colaboração de empregadores e trabalhadores.


Fonte: Agência Brasil - 10/06/2011


Assessoria de Comunicação - 55 83 3222 8910 remar-jp@hotmail.com

quarta-feira, 8 de junho de 2011

“Trabalho infantil: Nós também combatemos”

No dia 12 de junho comemora-se, em todo o mundo, o DIA MUNDIAL CONTRA O TRABALHO INFANTIL, que tem como objetivo a conjugação de esforços do movimento global para eliminar o trabalho infantil.

Busca-se destacar os perigos e os riscos que muitas crianças trabalhadoras enfrentam ainda muito jovens e as políticas necessárias para lutar contra essa realidade que persiste em nosso Estado e no País.

O TRT da 13ª Região, membro do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil – FEPETI, em consonância com a sua missão de promover justiça nas relações de trabalho e disseminar uma cultura de responsabilidade social, alia-se aos demais segmentos da sociedade nessa luta, que é de todos!

O evento integra o conjunto de atividades programadas pelo FEPETI alusivas à data e insere o Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba no rol de Instituições estaduais com efetiva participação no combate ao trabalho infantil.


Programação:

MESA REDONDA1:

“Justiça, Direitos Humanos e Trabalho Infantil” (8:30 às 10:00 h)
Desembargador Paulo Maia Filho (Presidente do TRT 13)
Dr. Eduardo Varandas Araruna (Procurador-chefe da PRT 13)
Dra. Lilian Leal (Juíza do Trabalho do TRT 13)
Dr. Wilson Quirino (Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA/PB)



MESA REDONDA 2:

“Ações das Instituições Públicas e Privadas no Combate ao Trabalho Infantil”(10:30 às 12:00 h)
Dra. Soraya Escorel (Promotora da Justiça e Coordenadora Estadual da Infância e da Juventude)
Dra. Cleidy Freire de Medeiros (Psicóloga da ONG APOITCHÁ)
Dr. Fabiano Moura de Moura (Juiz da 1a Vara da Infância e da Adolescência da Capital)
Dra. Fabiana Maria Lobo (Promotora de Defesa do Direitos da Educação)

Fonte: Release Assessoria

Assessoria de Comunicação - 55 83 3222-8910 | remar-jp@hotmail.com

terça-feira, 7 de junho de 2011

Pesquisa nacional sobre evolução de Conselhos de Direitos e Tutelares

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) estão promovendo a segunda edição da pesquisa “Conhecendo a Realidade”, que está sendo realizada pelo Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor da Fundação Instituto de Administração (CEATS/FIA) desde o início de 2011.

Esse estudo pretende reunir informações sobre o funcionamento e os principais desafios dos Conselhos Municipais e Estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Conselhos Tutelares. Além de fornecer um panorama atual dessa realidade, a pesquisa possibilitará uma comparação com os dados de 2006, quando foi realizada sua primeira edição, possibilitando a análise de ações implementadas nos últimos cinco anos para o desenvolvimento desses conselhos.
Portanto, se você faz parte de uma dessas instituições, colabore! Estamos levantando e atualizando alguns dados cadastrais dos Conselhos que serão importantes para o envio dos questionários da pesquisa. Clique aqui, acesse o formulário e envie as informações cadastrais. O preenchimento é bastante simples e rápido.

Caso você não participe de um Conselho, mas conhece alguém que participa, ajude a divulgar essa iniciativa.



Fonte: Portal Pro-Menino


Assessoria de Comunicação - 55 83 3222 8910 remar-jp@hotmail.com

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Adolescentes discutem protagonismo e sexualidade

No dia 02 de junho, a Comissão de protagonistas da Remar participaram de uma roda de diálogo sobre protagonismo e sexualidade. Foi um momento em que os participantes falaram sobre os mitos e o que cada um (a) já ouviu sobre a questão da sexualidade.

A atividade foi acompanhada pela assistente social Ilda Freitas e reuniu cerca de 20 adolescentes de João Pessoa, Lucena, Santa Rita e Bayeux. O tema foi escolhido durante reunião da Comissão Intemunicipal de Protagonistas realizada em maio.

De acordo com Ilda Freitas, ficou encaminhado que os próximos encontros serão realizados em cada município em datas que ainda serão definidas. "Serão encontros operacionais e temáticos", explicou Ilda. O tema definido para a próxima rode de conversa será abuso e exploração sexual. Na parte operacional, os protagonistas vão se apropriar de questões como a realização das conferências da criança e do adolescente e o funcionamento do Fórum estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do adolescente (Fórum DCA-PB).

As reuniões temáticas serão motivadas a partir do material que cada município se encarregará de coletar para o momento.

Assessoria de Comunicação - 55 83 3222-8910 remar-jp@hotmail.com

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Brincadeira é coisa de criança! Trabalho Infantil Não!


Na sexta, 03 de junho, das 13h30 às 17h, no Auditório da FECOMÉRCIO, o Projeto Brincadeira é coisa de criança! Trabalho Infantil Não! apresenta o resultado da pesquis "Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI): a perspectiva do atores (famílias e educandos) em João Pessoa", realizada pelo Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre o Desenvolvimento da Infância e da Adolescência (NUPEDIA), coordenada pela Profa Fátima Pereira.

Ainda haverá, a premiação do Concurso de Redação e Desenho realizado entre crianças e adolescentes de Instituições Educacionais Governamentais e Não Governamentais com foco no tema trabalho infantil.

De acordo com a coordenadora do Projeto, Rose Veloso, será uma tarde de informação e enfrentamento ao trabalho infantil com a participação dos representantes das instituições e serviços o que tornará a atividade mais significativa.


Assessoria de Comunicação - 55 83 3222 8910 remar-jp@hotmail.com

CMDCA divulga resultado das eleições para conselhos tutelares

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de João Pessoa (CMDCA-JP) divulgou o resultado das eleições para os Conselhos Tutelares Regiões Mangabeira e Praia, realizadas no último dia 29 de maio. Confira no blog do CMDCA.


Assessoria de Comunicação - 55 83 3222 8910 remar-jp@hotmail.com