quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

5º Encontro Intermunicipal de Protagonistas

Com o lema Juntos pra fazer valer nossos direitos, a conteceu o 5º Encontro Intermunicipal de Protaganistas da Remar reunindo mais de 90 adolescentes e jovens de vinte entidades governamentais e não governamentais dos municípios da Região Metropolitana de João Pessoa (Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Lucena e João Pessoa).
O encontro aconteceu no CEFEC, em Santa Rita, nos dias 27 e 28 de novembro.

A Gincana teve como objetivo aprofundar a temática do direito à vida integral. Inspirada pelo lema Juntos pra fazer valer nossos direitos, a gincana teve um caráter de solidariedade e cooperação. Os adolescentes e jovens foram divididos em grupos que se transformavam a cada ciclo de atividades, proporcionando assim um maior intercâmbio e troca de saberes entre os participantes. Entre um ciclo e outro aconteceu os momentos de socialização dos grupos que foram espaços de debates sobre as temáticas abordadas: Erradicação do trabalho infantil; enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes; o ECA na escola; Saúde integral: prevenção, tratamento e enfrentamento às drogas; protagonismo infanto juvenil.
Os grupos trabalharam os temas a partir da leitura e reflexão dos artigos do ECA referentes a cada eixo temático.


O 5º Encontro foi muito significativo dentro da campanha dos 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente pela construção coletiva e pela participação dos protagonistas pelo nível do debate e dos encaminhamentos que dele demandaram, no sentido da organização e fortalecimento do protagonismo infanto juvenil em rede nos cinco municípios de atuação da Remar.

Assessoria de Comunicação - 3222-8910 / remar-jp@hotmail.com